domingo, 23 de outubro de 2011

Atividade 3.3 minhas raizes

PROJETO: “MINHAS RAÍZES”
 
1. Identificação 
Nome das Cursistas: Fernanda Maria, Fábia Cristina, Célia da Silva, Karina Ramos, Valéria Coutinho Villa Nova
Nome das Escolas: EPG Patrícia Galvão – Pagú - EPG João Balbino Filho
Séries: Maternal – 30 alunos / Berçário II – 25 alunos
Professores envolvidos: Fernanda e Fábia, Célia, Karina, Valéria

 
2. Problemática a ser estudada/ Definição do Tema
 
Tema: “Minhas Raízes”
Decidimos trabalhar esse projeto tendo em vista que a família é o primeiro ponto de referência para a criança, e que é a partir das relações que estabelecem com a realidade em que convivem, com o meio familiar e com as pessoas que se relacionam no cotidiano, que as crianças passam a "ler" e compreender o mundo.

 
3. Justificativa
Reconhecendo a escola como   mediador entre o aluno e sua família, o projeto “Minhas Raízes” tem como objetivo valorizar o relacionamento entre pais e filhos, fazendo com que a criança busque informações no seu lar sobre sua história,  com o auxilio dos   pais que participam do projeto enviando informações  e respondendo as pesquisas feitas pelas  educadoras.
 
4. Objetivo(s) 
·     Conhecer diferentes culturas através do levantamento de características interessantes do local de origem de cada criança ou sua família;
·     Desenvolver identidade e auto-estima;
·     Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
·     Distinguir todos os membros da família e saber a posição de cada um no lar.
·     Desenvolver respeito à diversidade; trabalhar convívio familiar e escolar.
·     Possibilitar o conhecimento de suas raízes e das relações de parentesco;
·     Estimular a iniciativa; orientação familiar (realizar de acordo com a necessidade específica de cada criança);
·     Desenvolver observação da diversidade, diferenças, deficiências, potencialidades.


 
5. Conteúdos 
- Desenvolvimento da oralidade,
- Quantidade,
- Pesquisa,
- Árvore Genealógica,
- Localização geográfica.
 
6. Disciplinas Envolvidas 
- Autonomia e Identidade,
- Matemática,
- Linguagem Oral e Escrita,
- Natureza e Sociedade,
- Artes.
 
7. Metodologia/Procedimentos/Cronograma
 
·     Realizar uma pesquisa, junto aos pais, para identificar características de cada família,
·     Leitura dos livros: “De onde eu vim”, “Quem sou eu?”,
·     Criações de desenhos, recorte e colagens de figuras que representem sua família,
·     Sondar origem das famílias. Apresentar características interessantes do Estado ou região de origem de cada criança e sua família,
·     Destacar a região dentro do mapa do Brasil,
·     Providenciar mapa do Brasil para ir apontando e identificando junto com as crianças as regiões focadas durante o processo, desenvolvendo a noção de norte-sul (em cima, embaixo), leste, oeste (direita, esquerda, um lado, outro lado).
·     Ajudar a criança a resgatar histórias familiares com a ajuda da família (episódios interessantes, cômicos, tristes, etc.).
·     Oferecer à criança material para que forme sua família com bonecos, estimulando a construção de histórias familiares a partir dos bonecos, de acordo com as histórias resgatadas com a ajuda da família ou lembradas pelas crianças.
·     Realizar rodas de conversa dando oportunidade à expressão de cada criança de igual forma, incentivando a contação de histórias familiares atuais e resgatadas, bem como desenvolver o entendimento das relações de parentesco,
·     Construção de uma árvore genealógica coletiva com a participação dos pais,
·     Confecção do livro da vida (anual).

 
8. Recursos a serem utilizados 
- Mapa Conceitual,
- Revistas,
- Músicas,
- DVD´s,
- Livros.
9. Registro do Processo 
- As atividades realizadas durante o projeto serão registradas por meio de máquina fotográfica digital.
 
10. Avaliação 
- Observação dos  alunos,
- Anotações (registro),
- Trabalhos realizados pelos alunos.

 
11. Resultados Esperados 
Esperamos que, ao final do projeto, os alunos ampliem seu conhecimento de mundo.


 
12. Referências Bibliográficas   
CAMARA, Sergio. De onde eu venho? São Paulo: Escala Educacional.
RODARI, Gianni. Quem sou eu? São Paulo: Salamandra, 2005.

 
BLOGS: 
Projeto Minhas Raízes 
Srs. Pais,
Estamos iniciando um novo projeto com nossos alunos, intitulado “Minhas Raízes”, visando promover um maior conhecimento sobre a família de cada um. Para isso pedimos a colaboração dos Srs. pesquisando e respondendo, junto com seu(sua) filho(a), as seguintes perguntas: 
Meu nome (aluno) : ________________________________________________________ 
Quem escolheu? Por quê? ___________________________________________________ 
Em que dia nasci? Onde? ___________________________________________________ 
Nome dos meus pais: ______________________________________________________ 
Onde nasceram? __________________________________________________________ 
Tenho irmãos? ___________________________________________________________ 
E tios (as)? _______________________________________________________________ 
Meus avôs são: ___________________________________________________________
 
Comente um pouco sobre sua família. Sua origem (de que lugar do Brasil ou do mundo), quem são os parentes mais próximos, o que gostam de fazer quando estão reunidos, etc. 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________ 
Realize uma pesquisa na internet, revistas, ou junto a seus parentes, algumas características da região de origem de sua família. 
Ex.: Bahia: comida típica, cultura, clima, principal crença, brincadeiras, etc. 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Obrigada por sua colaboração! Educadoras.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário