quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Alimentação Comer, comer Atividade 2.6

1. Identificação 
Nome das Cursistas: Fernanda Maria, Fábia Cristina, Célia da Silva, Valéria
Nome das Escolas: EPG Patrícia Galvão – Pagú -
Séries: Maternal – 30 alunos / Berçário II – 25 alunos
Professores envolvidos: Fernanda, Fábia, Célia, Karina, Valéria
 
2. Problemática a ser estudada/ Definição do Tema 
Tema: “Comer, Comer”
Decidimos trabalhar esse projeto tendo em vista que uma alimentação saudável é a base para um desenvolvimento físico e cognitivo sadio, e que o hábito de alimentar-se corretamente deve iniciar-se desde os primeiros anos de vida.
 
3. Justificativa 
Aproveitamos  a curiosidade e o interesse dos alunos, para apresentarmos de forma lúdica, os benefícios de uma alimentação equilibrada.
 
4. Objetivo(s) 
- Identificar as preferências alimentar dos alunos,
- Incentivar bons hábitos alimentares,
- Reconhecer alguns alimentos que fazem bem à saúde,
- Conhecer a origem de alguns alimentos (industrializados ou naturais),
- Conhecer e nomear algumas frutas, legumes e verduras,
- Desenvolver noções de horários importantes para alimentar-se,
-Compreender como a quantidade de alimentos a ser ingerida deve ser controlada, especialmente para alimentos não saudáveis.
 
5. Conteúdos 
- Preferências alimentar,
- Cores,
- Plantio e cultivo de alimentos (roda de conversa),
- Hábitos de higiene alimentar.
 
6. Disciplinas Envolvidas 
- Autonomia e Identidade,
- Matemática,
- Linguagem Oral e Escrita,
- Natureza e Sociedade.
 
7. Metodologia/Procedimentos/Cronograma 
- Iniciaremos o projeto com uma roda de conversa sobre alimentação, para identificarmos as preferências alimentar dos alunos e seus conhecimentos prévios sobre o tema. Levar imagens de alimentos e rótulos e  conversar sobre como as crianças se alimentam, identificando diferenças e semelhanças entre eles. Pesquisar a influência das propagandas na TV (quem viu ou comeu algo gostoso que viu na TV, objetivos dos anúncios).
- Leitura dos livros: “O que é educação alimentar?”, “Vitaminas e Minerais”, “Proteínas e Carboidratos”, “Alice no país das vitaminas”.
- Confecção do Mapa Conceitual. As professoras irão preparar figuras de diferentes alimentos e permitir que cada aluno escolha o alimento que prefere consumir em cada refeição (Café da Manhã, Almoço e Jantar).
- Os alunos irão manusear revistas e recortar figuras de alimentos. As professoras irão montar um painel, com o auxílio dos alunos, identificando dentre as figuras encontradas, quais são saudáveis.
- Fazer a brincadeira “Comida Brasileira” com alimentos saudáveis e não saudáveis, e a criança baterá palma só no alimento saudável: 
VAI COMEÇAR (3 PALMAS ***)             A BRINCADEIRA***
DA COMIDA ***                                         BRASILEIRA ***
SÓ BATE PALMA ***                                QUEM COMEU ***
ARROZ ***                                                   FEIJÃO ***
MACARRÃO ***                                         SALGADINHO (NÃO BATER PALMAS)
 
8. Recursos a serem utilizados 
- Mapa Conceitual,
- Figuras de alimentos (impressas),
-Livros: “O que é educação alimentar?”, “Vitaminas e Minerais”, “Proteínas e Carboidratos”, “Alice no país das vitaminas”.
- Revistas,
- Músicas.
 - jogo de domino
9. Registro do Processo 
- As atividades realizadas durante o projeto serão registradas por meio de máquina fotográfica digital.
 
10. Avaliação 
- A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo. Neste momento os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, traduzida em relatos expostos na sala em espaço especialmente organizado e também através de relatório organizado pela professora.
 
11. Resultados Esperados 
Esperamos que, ao final do projeto, os alunos diferenciem alguns alimentos saudáveis de outros que não são.
 
12. Referências Bibliográficas  
Por: Márcia Regina de Souza Amoroso Quedinho Paiva
Médica Assistente do Departamento de Pediatria e Puericultura da ISCMSP. 
MARTINS, Rosicler. Vida e Alimento. São Paulo: Moderna, 1993
Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável.
Emília e a Turma do Sítio na Cartilha da Nutrição Fome Zero. 
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